|

|
|
 |
|
Downhill é uma modalidade do
Mountain
Bike nascida na
Califórnia
na segunda metade da década de 70.
Em Portugal a modalidade teve a sua Origem em Porto de Mós (Leiria) e
desde então tem-se expandido a todo o país. Ciclistas
hippies da época, cansados do uso da
bicicleta
somente no asfalto, encontravam-se nas montanhas de Marin
County, perto de San Francisco, Califórnia. Utilizavam bikes
tipo cruiser e adaptavam-nas para o uso fora da estrada,
utilizando pneus mais largos e travões mais potentes.
Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey,
Joe Breeze, Charlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos
eles são empresários da indústria do Mountain Bike. O DH foi
então a primeira modalidade do MTB a ser praticada. |
Bicicleta
Actualmente não se pensa em
praticar downhill, principalmente em competições, sem uma
bicicleta com um quadro preparado para aguentar grandes
impactos, com suspensões de no mínimo 170mm de curso tanto
na roda traseira como na dianteira, travões de disco
hidráulicos e pneus largos com compostos macios para maior
aderência ao terreno. O desenho dos pneus difere conforme o
terreno a ser utilizado, como terreno seco ou molhado/lama.
Além disso, na bicicleta de DH não existe o câmbio
dianteiro. No seu lugar é instalado uma guia de corrente,
que tem a missão de manter a transmissão funcionando apesar
de todas as trepidações que a pista transmite à bicicleta.
Prova
A competição de DH compreende
somente descida, em trilhas com obstáculos naturais e
artificiais com a distância mínima de 1,5km e de no máximo
3km. O tempo mínimo de prova para cada atleta precisa ser de
no mínimo 2:30 e no máximo 6 minutos. Os competidores saem
um a um com intervalo predefinido pela organização e têm o
seu tempo cronometrado. É uma competição Contra o Relógio,
na qual o vencedor é o atleta que percorreu o percurso no
menor tempo, caracterizando um desporto de muita explosão e
grande habilidade técnica.
|
Voltar aos
desportos terrestres
Voltar ao
inicio |
|
|