Downhill é uma modalidade do Mountain Bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 70.
 Em Portugal a modalidade teve a sua Origem em Porto de Mós (Leiria) e desde então tem-se expandido a todo o país. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, encontravam-se nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia. Utilizavam bikes tipo cruiser e adaptavam-nas para o uso fora da estrada, utilizando pneus mais largos e travões mais potentes.
 Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos eles são empresários da indústria do Mountain Bike. O DH foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.

 


Bicicleta

Actualmente não se pensa em praticar downhill, principalmente em competições, sem uma bicicleta com um quadro preparado para aguentar grandes impactos, com suspensões de no mínimo 170mm de curso tanto na roda traseira como na dianteira, travões de disco hidráulicos e pneus largos com compostos macios para maior aderência ao terreno. O desenho dos pneus difere conforme o terreno a ser utilizado, como terreno seco ou molhado/lama. Além disso, na bicicleta de DH não existe o câmbio dianteiro. No seu lugar é instalado uma guia de corrente, que tem a missão de manter a transmissão funcionando apesar de todas as trepidações que a pista transmite à bicicleta.

Prova
A competição de DH compreende somente descida, em trilhas com obstáculos naturais e artificiais com a distância mínima de 1,5km e de no máximo 3km. O tempo mínimo de prova para cada atleta precisa ser de no mínimo 2:30 e no máximo 6 minutos. Os competidores saem um a um com intervalo predefinido pela organização e têm o seu tempo cronometrado. É uma competição Contra o Relógio, na qual o vencedor é o atleta que percorreu o percurso no menor tempo, caracterizando um desporto de muita explosão e grande habilidade técnica.

 

     Voltar aos desportos terrestres
     Voltar ao inicio