Parkour nasceu há cerca de 10 anos, nos subúrbios de Paris, fruto dos jogos e brincadeiras
das crianças.
Os seus
fundadores foram Sebastian Foucan e David Belle.
Como
diz Sebastien Foucan "O Parkour sempre existiu, o Parkour sempre esteve
presente na condição humana, apenas não tinha um nome."
David Belle
diz que o pai foi pioneiro , e que a verdadeira utilidade do Parkour foi quando
esteve na Guerra do Vietnam.
Usou os métodos do livro “Method of Fhysical Culture”, que lhe ensinou
uma série de movimentos e técnicas de sobrevivência. Assim, o termo Parkour vem
de “parcours du combatant”.
Onde nós vemos simples bancos, caixotes do lixo, corrimões e até um simples
rochedo, os praticantes de parkour ou free-runners vêem grandes oportunidades de
saltos e de movimentos radicais.
Qualquer um pode saltar um muro, mas os praticantes saltam-no de forma
bem diferente, muito mais artística.
O Parkour é utilizado para chegar a sítios inacessíveis, usando, na
maioria dos casos, caminhos normalmente ignorados.
Para os free-runners não importa chegar a um objectivo (A para C - sem passar
por B), mas a forma como a ele se chega. É preciso chegar-se com muito estilo e
agilidade.