Parkour  

  

         Parkour nasceu há cerca de 10 anos, nos subúrbios de Paris, fruto dos jogos e brincadeiras das crianças.

Os seus fundadores foram  Sebastian Foucan e David Belle.

  Como diz Sebastien Foucan "O Parkour sempre existiu, o Parkour sempre esteve presente na condição humana, apenas não tinha um nome."

  David Belle diz que o pai foi pioneiro , e que a verdadeira utilidade do Parkour foi quando esteve na Guerra do Vietnam.

 Usou os métodos do livro “Method of Fhysical Culture”, que lhe ensinou uma série de movimentos e técnicas de sobrevivência. Assim, o termo Parkour vem de “parcours du combatant”.

Onde nós vemos simples bancos, caixotes do lixo, corrimões e até um simples rochedo, os praticantes de parkour ou free-runners vêem grandes oportunidades de saltos e de movimentos radicais.

          Qualquer um pode saltar um muro, mas os praticantes saltam-no de forma bem diferente, muito mais artística.

          O Parkour é utilizado para chegar a sítios inacessíveis, usando, na maioria dos casos, caminhos normalmente ignorados.

   Para os free-runners não importa chegar a um objectivo (A para C - sem passar por B), mas a forma como a ele se chega. É preciso chegar-se com muito estilo e agilidade.

 

     Voltar aos desportos terrestres
     Voltar ao inicio